Conselho Deliberativo

___________________________________

André Clark

Presidente
Conselho Deliberativo

André Clark nasceu em São Paulo. A carreira do executivo iniciou na indústria de Papel & Celulose em 1995. Possui 17 anos de experiência nas áreas de Energia, Petróleo & Gás, Manufatura, Logística e Infraestrutura. Foi CEO da Acciona para o Brasil, Bolívia, Uruguai e Paraguai até 2016. Atualmente, é Presidente e CEO da Siemens no Brasil, desde 1º de novembro de 2017. André é bacharel em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA em Finanças e Gestão de Operações pela New York University Stern School of Business.

Renata Noronha

Vice-Presidente
Conselho Deliberativo

Renata Bartoli de Noronha, CFA. Atuou no Banco Garantia/Credit Suisse por 11 anos tendo sido diretora responsável pelo private equity do então Banco Credit Suisse. Estruturou áreas jurídica e de relações com investidores e captou um novo fundo na Autonomy Investimentos, tendo sido responsável por toda a área administrativa. Sócia da Port Louis, atuante em Robot Process Automation. Formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Pedro Wongtschowski

Conselho Deliberativo

Natural de São Paulo, é Engenheiro Químico, Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Profissionalmente passou pela PROMON Engenharia (1972-1977) e ULTRA, como Diretor de Desenvolvimento e Diretor Superintendente da Oxiteno S.A. (1992-2006). Entre janeiro de 2007 e dezembro de 2012 foi Presidente da ULTRAPAR Participações S.A. É Presidente do Conselho de Administração da EMBRAPII. Presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial – IEDI. É Presidente do Conselho Superior da ANPEI - Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras. Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social (CDES) da Presidência da República, Membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. Membro do Conselho Deliberativo do Centro de Inovação Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC). Presidente do Conselho de Administração da ULTRAPAR Participações S.A., da EMBRAER S.A., do Centro de Tecnologia Canavieira S.A. e da Votorantim S.A. É Pesquisador Associado do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP, desde 2012. Autor do livro "Indústria Química - Riscos e Oportunidades" (Editora Edgard Blücher, SP, 2002 – 2ª Edição) e agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2018.

Marcelo Medeiros

Conselho Deliberativo

Marcelo Pereira Lopes de Medeiros é Co-Presidente da Cambuhy Investimentos, empresa que fundou juntamente com outros três sócios em 2011. Marcelo também é um dos Sócios Fundadores da Lanx Capital (fundada em 2003) e do fundo de Private Equity DLJ South American Partners (em 2006). Atualmente é membro do comitê de investimentos do fundo que sucedeu o DLJ SAP, o Victoria Capital Partners. Entre 1998 e 2003, foi Managing Director e membro do comitê executivo do Credit Suisse no Brasil tendo ocupado as posições de co-Head da divisão de Private Equity para a América Latina e Head da área de Investment Banking para a América Latina. Marcelo foi sócio do Banco Garantia, onde chefiou a divisão de Investment Banking no período de 1991 a 1997, sendo também responsável pela criação do departamento de Private Equity em 1997. Antes de ingressar no Banco Garantia, Marcelo foi sócio do Banco Capitaltec S.A. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Votorantim S.A., Alpargatas S.A., Ideal Invest S.A. e da Eneva S.A. Também foi membro do Conselho de Administração da Cia. Hering, do Grupo Technos S.A., da Springs Global S.A., da América Latina Logística S.A., Brazil Trade Shows Partners Participações S.A., TAM S.A., Coteminas S.A., e do Damásio Educacional S.A. Marcelo é graduado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Jayme Garfinkel

Conselho Deliberativo

Jayme Brasil Garfinkel é formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1970) e graduado no Curso de Especialização em Administração para Graduados (CEAG) – MBA em Gestão, da Fundação Getúlio Vargas (1975). Ingressou na Porto Seguro em 1972 como assistente da diretoria, assumindo o cargo de diretor vice-presidente em 1978. Atualmente, é presidente do Conselho de Administração, exercendo, ainda, cargo de diretor presidente da Porto Seguro Itaú Unibanco Participações SA (PSIUPAR), holding controladora da Porto Seguro SA. É também vice-presidente e membro do Conselho Superior da CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização). É presidente do Conselho do Instituto Ação pela Paz e preside ainda a Associação “Crescer Sempre”.

Gustavo Pierini

Conselho Deliberativo

É Sócio Fundador e Presidente da Gradus, onde supervisiona diretamente todos os trabalhos. Antes de fundar a Gradus, trabalhou na GP Investimentos identificando alvos de investimento e ajudando no turnaround de empresas do portfólio. Atuou anteriormente como sócio da McKinsey & Co., tendo trabalhado nos escritórios de São Paulo, Lisboa, Madri e Boston. Tem bacharelados Summa cum Laude em Engenharia Naval e Engenharia Mecânica e um mestrado em Engenharia de Sistemas pela Universidade de Buenos Aires. Tem também um mestrado em Administração pela Sloan School of Management do MIT. Durante sua carreira acadêmica recebeu os seguintes prêmios: (a) Bolsa de estudos Fundación Universitaria Río de la Plata concedida anualmente aos 10 melhores estudantes argentinos; (b) Prêmio Elma, concedido ao melhor formando em Engenharia, Universidade de Buenos Aires; (c) Diploma de Honra em Engenharia pela Escola de Engenharia da Universidade de Buenos Aires; (d) Bolsa de estudos Fulbright; (e) Bolsa de estudos Henry Ford II, concedida com base em desempenho acadêmico e promessa profissional – Sloan School of Management do MIT.

Liedi Legi Bariani Bernucci

Conselho Deliberativo

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1981),mestrado em Engenharia Geotécnica pela Universidade de São Paulo (1987), tendo feito pesquisa para seu mestrado no Institut Fuer Grundbau und Bodenmechanik - Eidgenoessische Technische Hochschule Zürich, ETHZ, Suíça, onde permaneceu de 1984 a 1986. Retornou à mesma instituição para seu doutorado com bolsa da FAPESP (1988-1989), que finalizou em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1995). Realizou sua Livre-Docência em 2001 e tornou-se em 2006 Professora Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, da qual é docente desde 1986. Foi a Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP por 7 anos no total, cargo que ocupou até março de 2014. É atualmente Diretora da Escola Politécnica (2018-2022). Atua na área de Infraestrutura de Transportes: Vias Urbanas, Rodovias, Aeroportos e Ferrovias. Formou diversos alunos de graduação, de mestrado e de doutorado; supervisionou pós-doutorados; é autora do Livro "Pavimentação Asfáltica: Formação Básica para Engenheiros", juntamente com Laura M.G. Motta, Jorge A P Ceratti e Jorge B. Soares; publicou mais de 150 trabalhos; foi editora da Transportes, de 1999 a 2003; coordena projetos de pesquisa financiados por órgaos de fomento, agências e por empresas públicas e privadas; foi coordenadora da Comissão de Asfalto do IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível em 2007, coordenou o 19o. Encontro de Asfalto em 2008, e coordenou a área científica do Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões em 2009 e em 2011. Participa de diversas associações e grupos de trabalhos de normalização e estudos

Henrique Lindenberg Neto

Conselho Deliberativo

Henrique Lindenberg Neto formou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1970, na qual também obteve os títulos de mestre em engenharia, em 1981, e de doutor em engenharia, em 1989. Fez pós-doutorado no Computational Mechanics Institute, em Ashurst, na Inglaterra. De 1971 a 1979, trabalhou como engenheiro calculista na empresa A. C. Vasconcelos S. A. Engenheiros Associados, da qual foi sócio. É professor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da USP desde 1973, e ministra disciplinas na Escola Politécnica e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Realiza pesquisas em história de engenharia de estruturas e em ensino de engenharia. De 1998 a 2001 foi o Coordenador de Graduação do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica e de 2003 a 2011 foi membro da Comissão de Coordenação do Programa de Dupla Formação FAU-EPUSP, de que foi Presidente. É membro da Comissão de Relações Internacionais da Escola Politécnica desde 2002 e seu Presidente desde 2016. É membro do Conselho Superior do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Diretoria

___________________________________

Lucas Sancassani

Diretor-Presidente

Com mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, Lucas atualmente é responsável pela área de Projetos e Atendimento Institucional do Itaú BBA. Anteriormente, teve passagens por áreas de planejamento, estratégia, produtos, operações e asset management do Itaú Unibanco e trabalhou em outras grandes companhias, como Goldman Sachs, Camargo Correa e Promon. Na área acadêmica, Lucas concluiu o Master of Business Administration na Universidade de Columbia, através do Programa de Mestrado no Exterior do Itaú e com os fellowships da Brazilian-American Chamber of Commerce e Goldman Sachs. Além do MBA em Columbia, Lucas é engenheiro formado pela Escola Politécnica da USP e pós-graduado em administração pela Fundação Getúlio Vargas.    

Felipe Labate

Diretor Vice-presidente

Com 6 anos de experiência em consultoria, participou de projetos de estratégia, organização e processos, gestão de desempenho e M&A. Trabalhou principalmente nos setores de serviços financeiros, papel e celulose, energia, óleo & gás e hotelaria. É Engenheiro Mecatrônico pela Escola Politécnica da USP (2011), sendo 1º colocado em sua turma. Também possui título de Master of Science com louvor em Engenharia Mecatrônica pelo Politecnico di Torino (2011, duplo-diploma), período em que foi contemplado com a bolsa ALPIP, fornecida pelo Governo do Piemonte. Iniciou sua atuação no Amigos da Poli em 2017, conduzindo a área de Captação Varejo antes de assumir a Vice-Presidência.

Diego Martins

Diretor Financeiro

Formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, é sócio da Pragma Patrimônio responsável pela área de Asset Allocation, atuando também na frente de gestão de carteiras de clientes institucionais (fundações e endowment funds). Anteriormente trabalhou na PPS Portfólio Performance, consultoria financeira para investidores institucionais. É também Engenheiro pela École Centrale de Lyon (França), e Mestre em Finanças e Economia pela EESP-FGV.

Célia Kano

Diretora Relacionamento com a Poli

Graduou-se Engenheira Mecatrônica (2010) e titulou-se Mestre (2015) pela Escola Politécnica da USP. Trabalhou na indústria automotiva e em uma consultoria de gestão e novos negócios para multinacionais. Foi voluntária das ONGs Interact Club (Rotary) e Instituto CEO do Futuro. Pós-graduada em Gestão de Inovação Social pelo Amani Institute, migrou profissionalmente para o terceiro setor e hoje é Head da Aceleradora Herd, uma aceleradora de startups fundadas por mulheres e gestora de projetos na Rede Mulher Empreendedora. Apoia voluntariamente negócios sociais e causas relacionadas a liderança feminina e educação de jovens universitários.

Juliana Lisboa

Diretora Comunicação

Engenheira Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, atualmente é responsável por precificação a nível América Latina na Thermo King, empresa do setor de refrigeração de transportes do grupo Ingersoll Rand. Iniciou sua carreira em pesquisa aplicada, trabalhando no IWT Universität Bremem, na Alemanha, e em engenharia de projetos na Air Liquide, multinacional do ramo de gases industriais, nos Estados Unidos. Migrou para atuações voltadas à inteligência e estratégia comercial dentro do grupo Air Liquide. Soma 7 anos de experiência no setor industrial. Tem um histórico em projetos transformacionais com equipes multidisciplinares e internacionais.

Elias Dantas

Diretor Captação Varejo

Trabalhou 2 anos em consultoria estratégica, participando de projetos de estratégia, gestão e processos em diversas indústrias: bens de consumo, healthcare, O&G e adquirência. Há cerca de 2 anos no mercado financeiro, foi trainee generalista no Banco Safra e hoje é Gerente Executivo da Vice-Presidência de Captação de Investimentos e Cash Management. Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP (2015).

Marcos Carvalho

Diretor Tecnologia

Formado engenharia de computação pela Escola Politécnica da USP, durante a graduação morou e estagiou na Índia, depois trabalhou no Banco Morgan Stanley, onde projetava e desenvolvia sistemas de trading e algorithmic trading. Fundou sua primeira startup há quatro anos, e atualmente trabalha na venture capital fs2 focada em fintechs, onde assumiu o desenvolvimento de startups relacionadas a tecnologia blockchain.

Marcos Carvalho

Diretor Tecnologia

Formado engenharia de computação pela Escola Politécnica da USP, durante a graduação morou e estagiou na Índia, depois trabalhou no Banco Morgan Stanley, onde projetava e desenvolvia sistemas de trading e algorithmic trading. Fundou sua primeira startup há quatro anos, e atualmente trabalha na venture capital fs2 focada em fintechs, onde assumiu o desenvolvimento de startups relacionadas a tecnologia blockchain.

Tiago Ziruolo

Diretor Centro de Carreiras

Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica, começou sua carreira no ramo metalúrgico na Gerdau, onde permaneceu até ser aprovado no programa de trainee internacional da Mahle Metal Leve. Trabalhou por 6 meses na matriz da empresa em Stuttgart, Alemanha. Ao retornar ao Brasil foi nomeado Product Expert da America Latina, permanecendo na empresa por 3 anos. Trabalhou também na Gradus Consultoria, por um período de 4 anos, como consultor de gestão e estratégia em grandes multinacionais dos setores de bebidas, papel e celulose, alimentos, eletrônicos, transporte ferroviário e rede de supermercados. Realizou um sabático na Itália onde estudou gastronomia e ao retornar ao Brasil, começou a empreender. Foi co-fundador da startup V/Leaf onde trabalhou por 2 anos e hoje é sócio fundador da Boas Energias, ambas empresas voltadas para o setor de energia renovável.

Ana Carolina de Andrade Carvalho

Gerente Executiva

Graduada em Psicologia pela Universidade George Mason e mestre em Educação pela Universidade de Harvard, atua há muitos anos no terceiro setor, com experiência no Brasil e nos Estados Unidos. Desenvolveu trabalhos nas áreas de parcerias, direitos humanos, mobilização de recursos, desenvolvimento local, atendimento direto, elaboração e implantação de projetos, administração de entidades, entre outros.

Comitê de Investimentos

___________________________________

Luis Stuhlberger

Comitê de Investimentos

Fundador da Verde Asset e gestor da Estratégia Verde. Iniciou sua carreira na Hedging-Griffo em 1981 como operador de mercado futuro e de commodities. Em 1985, tornou-se diretor da corretora Hedging Griffo. Em 1992, estruturou e implementou a área de gestão de fundos e em 1997 lançou o Fundo Verde, um dos maiores e mais antigos hedge funds do Brasil. É formado em Engenharia Civil pela POLI – USP e possui mestrado em Administração pela EAESP – FGV.

Guilherme Affonso Ferreira

Comitê de Investimentos

Sócio da Teorema Gestão de Ativos e Presidente da Bahema Participações S.A., atua como conselheiro nas seguintes empresas listadas: Companhia Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar), Sul América, Valid, Algodonera, Arezzo, Ideiasnet e Banco Indusval. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Luis Guilherme Ronchel Soares

Comitê de Investimentos

É o responsável pela gestão e membro do Comitê de Investimentos da Nucleo Capital. Anteriormente, foi sócio da Skopos por seis anos, onde foi responsável pela equipe de análise, co-gestor da principal estratégia e gestor do Grey City Fund LLC. De 2002 a 2005, foi o gestor de ações da Otima Investments e, de 1996 a 2002, trabalhou na mesa proprietária de ações do Banco Matrix. Luis foi membro do Conselho de Administração da DASA de 2009 a 2013. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Conselho Fiscal

___________________________________

Gilberto Mifano

Conselho Fiscal

É sócio da Pragma Patrimônio, conselheiro independente da Cielo S/A e da Acumuladores Moura S/A, membro independente do Comitê de Auditoria da TOTVS S/A e do Comitê de Governança e Sustentabilidade do Banco Santander Brasil S/A, consultor externo do Comitê de Auditoria, Gestão de Riscos e Finanças da Natura S/A. De 2006 a 2012 foi conselheiro, vice-presidente e presidente do conselho de administração do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.Foi, de 1994 a 2008, diretor geral da BOVESPA - Bolsa de Valores de São Paulo e da CBLC - Cia Brasileira de Liquidação e Custódia. Nesse período foi responsável, entre outras coisas, pela criação do Novo Mercado, integração das bolsas de valores brasileiras, desmutualização e abertura de capital da própria BOVESPA. Em seguida, negociou a fusão da BOVESPA com a BM&F quando foi eleito primeiro presidente do conselho da BM&FBOVESPA S/A - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros. No plano internacional, por cerca de 8 anos, fez parte dos comitês executivos da WFE - Federação Mundial de Bolsas e da FIAB - Federação Ibero-Americana de Bolsas. Anteriormente, foi executivo e diretor de empresas do setor financeiro no Brasil nas áreas de crédito, planejamento, produtos e marketing. É Administrador de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, formado em 1972.

Guilherme Bottura

Conselho Fiscal

Sócio da Cambuhy Investimentos. Foi portfolio manager da Lanx Capital e Vice-Presidente da Goldman Sachs em Nova York. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Reinaldo Giudici

Conselho Fiscal

Engenheiro Químico (1983), mestre em Engenharia Química (1986) e doutor em Engenharia Química (1990) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado pela McMaster University, Canadá (1992-1993). Livre-docente (1994) e Professor Titular (1999) da Escola Politécnica da USP (EPUSP). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (1998-2000, 2004-2008) da EPUSP, chefe do Departamento de Engenharia Química (2000-2004, 2008-2012, 2016-2017) da EPUSP, membro do CA da Engenharia Química do CNPq (2003-2005, 2012-2015). Atualmente, é Vice-Diretor da Escola Politécnica da USP (2018-2022), coordenador da Área de Avaliação Engenharias II da CAPES (2014-2017, 2018-2022) e membro do CA de Engenharias II da FAPESP (desde 2016). Desde 2008 é o Editor-Chefe do periódico Brazilian Journal of Chemical Engineering, da Associação Brasileira de Engenharia Química. Pesquisador 1A do CNPq, atua principalmente nas áreas de modelagem matemática, simulação e otimização de processos químicos, engenharia de reações químicas, engenharia de reações de polimerização, monitoramento em linha de processos. Atua também como Diretor do Programa de Físico-Química do RCGI - Research Centre for Gas Innovation (Shell-FAPESP).

Doadores Beneméritos

___________________________________

André Clark

Antonio Carlos Pipponzi

Antônio Ermírio de Moraes (in memoriam)

Décio Leal de Zagottis (in memoriam)

Guilherme Affonso Ferreira

Gustavo A. Pierini

Hans Lin

Henrique Meirelles

Jayme Brasil Garfinkel

Luis Guilherme Ronchel Soares

Luis Stuhlberger

Luiz Paulo Rodrigues de Freitas Parreiras

Marcelo Pereira Lopes de Medeiros

Newton Simões Filho

Olavo Egydio Setubal (in memoriam)

Patrice P. Nogueira Baptista Etlin

Pedro Luiz Barreiros Passos

Pedro Wongtschowski

Ricardo Villela Marino

Roberto Egydio Setubal

Rubens Ometto Silveira Mello

Associados

___________________________________

Adalberto Bueno Netto

Adriano Yamamoto

Alan Goldlust

Alberto Fernandes

Alexandre de Zagottis

Andre & Paulo E. de M. Macedo

André Reginato

André S. Telles Lion

André Rodrigues

Antonio Carlos Barbosa de Oliveira

Arthur Lazarte

Athos Comolatti

Carlos Eduardo Terepins

Cássio Casseb Lima

Claudio Bruni

Cosan

Daniel Anger

Edgar Gleich

Eduardo de Toledo

Emilson Alonso

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Ettore Bottura

Estanislau Mendes Llobatera Bassols

Fabio Schvartsman

Fabio Okumura

Garde Asset Management

Fernando Riemma Philipson

Gabriela Bueno Garcia

Gilberto Sarian

Guilherme Bottura

Guilherme Lago

Grêmio Politécnico

Henrique Bredda

Itaú Unibanco

Jamil Saud Marques

João Carlos Santos

João Luiz Braga

Jerome Paul Jacques Cadier

Laércio José de Lucena Cosentino

Leandro Reis Simões

Luiz Francisco Guerra

Marco Antonio Botter

Mauro Piccolotto Dottori

Máximo Hernández González

Maurício Soufen

Mario Mello

Marcos de Toledo Leite

Meyer Joseph Nigri

Miguel Ethel Sobrinho

Nelson Russo Ferreira

Nilton José Schneider David

Otavio Castello Branco

Pedro Luiz Guerra

Peter Donald Graber

Rafael Gonçalves Mendes

Renata Bartoli de Noronha

Reynaldo Dabus Abucham

Ricardo Augusto Gallo

Rodrigo Figueiredo de Souza

Ricardo Rittes

Rodrigo Veiga

Roberto Miranda de Lima

Tiago Pessôa

Victor Lazarte

Amigos da Poli | Todos os direitos reservados. Produzido pela Ultrahaus.com