InovaLab passa a integrar a Design Factory Global Network

Uma das iniciativas apoiadas pelo Amigos da Poli há alguns anos é o InovaLab@POLI, um laboratório multidisciplinar que oferece recursos avançados para projetos de engenharia. São softwares, hardware, impressoras 3D, sala de projetos, oficinas mecânica e eletrônica, além de suporte para o empreendedorismo - tudo a disposição dos alunos de toda USP.


Desde que criado, em 2012, o InovaLab@POLI já foi palco de projetos bem interessantes e de grande impacto para a comunidade politécnica.

Por exemplo, em 2013, uma equipe de quatro alunos da USP, sob coordenação do InovaLab@POLI e com o apoio do Amigos da Poli, participou, pela primeira vez, do ME310. Trata-se de um curso tradicional de desenvolvimento de produtos e soluções da Universidade de Stanford. Durante aproximadamente oito meses, alunos e pesquisadores de várias áreas atuam em equipes internacionais para resolver problemas complexos de engenharia utilizando uma abordagem de Design Thinking.

Na sequência, em 2014, o InovaLab@POLI passou a sediar uma nova disciplina de graduação da Escola Politécnica da USP - a 0303410 (Desenvolvimento Integrado de Produtos), que conta com a participação de professores de diferentes departamentos e áreas da Escola Politécnica. A composição da turma é multidisciplinar, envolvendo engenheiros, designers, administradores, economistas e alunos de outras especialidades da USP, das áreas de humanas, exatas e biológicas. A disciplina aplica a abordagem de Design Thinking para gerar soluções inovadoras de produtos e serviços. Os alunos trabalham no desenvolvimento de produtos e soluções reais, propostos na forma de desafio acadêmico por empresas e instituições. Para isso, utilizam os recursos de hardware e software, além do espaço físico do InovaLab@POLI. Cada equipe recebe recursos fornecidos pelo Amigos da Poli para construção de protótipos.

Em 2016, o Amigos da Poli passou a apoiar mais um projeto do InovaLab@POLI. O projeto visa possibilitar a entrada da Poli na Design Factory Global Network (DFGN), uma rede global de universidades de ponta com foco no ensino deinovação. Com isso, será criada a Design Factory POLI-USP, alavancando a infraestrutura já existente do laboratório de inovação InovaLab@POLI e da matéria "Desenvolvimento Integrado de Produtos", ambos previamente apoiados pelo Amigos da Poli.

O projeto envolve a participação de três alunos da Poli em uma disciplina internacional de projeto da Aalto University, da Finlândia; e a formação de três professores da Poli nas abordagens compartilhadas de ensino de projetos da Design Factory Global Network. Com base na formação dos professores e no acompanhamento da experiência dos alunos, serão criadas as disciplinas optativas eletivas Projeto Internacional de Engenharia I e Projeto Internacional de Engenharia II.

A criação da Design Factory POLI-USP aumentará a exposição internacional da Escola em rede de projetos com participação de universidades de ponta, promoverá uma melhoria do ensino em disciplinas de projeto e de inovação e incentivará a realização de maior número de projetos internacionais na POLI, assim como a melhoria da infraestrutura laboratorial.

Gostou desse projeto? Então clique aqui para fazer sua doação e ajudar a patrocinar mais iniciativas como essa!






Amigos da Poli | Todos os direitos reservados. Produzido pela Ultrahaus.com