Equipe do PACE é premiada em competição internacional

Estudantes da Poli USP são premiados em competição internacional

 

Alunos da Politécnica da USP participaram do programa internacional promovido pela GM

Universitários da Escola Politécnica da USP em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia e outras cinco faculdades estrangeiras desenvolveram um veículo portátil voltado para idosos que vivem em grandes cidades brasileiras. Batizado de PUMA (Personal Urban Mobility Access) o projeto é um desafio de dois anos proposto pelo programa PACE (Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education). O desafio é promovido pela General Motors, Siemens PLM Software, Autodesk, Oracle e Hewlett Packard Enterprise (HP).

 

Neste ano, os estudantes tinham como desafio a criação de um veículo especialmente voltado para o público de terceira idade para pequenas distâncias.

Evento

O 2017 PACE Global Annual Forum foi realizado entre os dias 23 e 27 de julho, na cidade de Toluca, México. O evento teve a participação de estudantes e universidades de doze países que foram divididos em seis times. Os universitários brasileiros estavam atuando no Time 3 em parceria com alunos das universidades: PES University (Índia), RheinMain University (Alemanha), Sri Jayachamarajendra College of Engeneering (Índia), Michigan Technological University (EUA) e National Institue of Design (Índia).

Mercado

Para competir o time estudou o mercado brasileiro e as grandes cidades do Brasil. O foco principal foi a cidade de São Paulo. Os estudantes também levaram em consideração a crescente população idosa e apresentou duas propostas de veículo portátil “last mile” buscando atender os requisitos da competição.

A execução do projeto durou um ano e os estudantes brasileiros levaram os prêmios de primeiro lugar em Customer Insight, segundo lugar em Industrial Design e segundo lugar em Manufacturing Engeneering.

Segundo lugar geral

Com as premiações, os universitários brasileiros conquistaram o segundo lugar geral. O Brasil é o único país da América do Sul que participa do PACE e tem como representantes, além das universidades já citadas, USP e Mauá, o Centro Universitário FEI. Em 2018 as três universidades se reúnem novamente na sede da General Motors em Michigan (EUA) onde será realizado o próximo PACE Global Annual Forum.

 

Matéria originalmente publicada no site Autos Segredos:

https://www.autossegredos.com.br/mercado/estudantes-da-poli-usp-sao-premiados-em-competicao-internacional/






Amigos da Poli | Todos os direitos reservados. Produzido pela Ultrahaus.com