Equipe do PACE é premiada em competição internacional

Alunos da Politécnica da USP participaram do programa internacional promovido pela GM

Universitários da Escola Politécnica da USP em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia e outras cinco faculdades estrangeiras desenvolveram um veículo portátil voltado para idosos que vivem em grandes cidades brasileiras. Batizado de PUMA (Personal Urban Mobility Access) o projeto é um desafio de dois anos proposto pelo programa PACE (Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education). O desafio é promovido pela General Motors, Siemens PLM Software, Autodesk, Oracle e Hewlett Packard Enterprise (HP).

 

Neste ano, os estudantes tinham como desafio a criação de um veículo especialmente voltado para o público de terceira idade para pequenas distâncias.

Evento

O 2017 PACE Global Annual Forum foi realizado entre os dias 23 e 27 de julho, na cidade de Toluca, México. O evento teve a participação de estudantes e universidades de doze países que foram divididos em seis times. Os universitários brasileiros estavam atuando no Time 3 em parceria com alunos das universidades: PES University (Índia), RheinMain University (Alemanha), Sri Jayachamarajendra College of Engeneering (Índia), Michigan Technological University (EUA) e National Institue of Design (Índia).

Mercado

Para competir o time estudou o mercado brasileiro e as grandes cidades do Brasil. O foco principal foi a cidade de São Paulo. Os estudantes também levaram em consideração a crescente população idosa e apresentou duas propostas de veículo portátil “last mile” buscando atender os requisitos da competição.

A execução do projeto durou um ano e os estudantes brasileiros levaram os prêmios de primeiro lugar em Customer Insight, segundo lugar em Industrial Design e segundo lugar em Manufacturing Engeneering.

Segundo lugar geral

Com as premiações, os universitários brasileiros conquistaram o segundo lugar geral. O Brasil é o único país da América do Sul que participa do PACE e tem como representantes, além das universidades já citadas, USP e Mauá, o Centro Universitário FEI. Em 2018 as três universidades se reúnem novamente na sede da General Motors em Michigan (EUA) onde será realizado o próximo PACE Global Annual Forum.

Matéria originalmente publicada no site Autos Segredos:

https://www.autossegredos.com.br/mercado/estudantes-da-poli-usp-sao-premiados-em-competicao-internacional/

 






Amigos da Poli | Todos os direitos reservados. Produzido pela Ultrahaus.com