Uma iniciativa inovadora de preparação dos alunos para a entrada no mercado de trabalho, o Programa de Carreira da Poli foi desenvolvido em uma parceria entre a Escola Politécnica da USP e o Fundo Patrimonial Amigos da Poli.

O programa é voltado para alunos da Poli que estão cursando o 6° ou 8° semestre letivo e tem duração de 7 meses, nos quais os alunos vivenciarão uma experiência integrada de treinamentos e estágio de férias, apoiadas por um programa de mentoria individual.

Foram 304 inscritos e 35 selecionados. Esta primeira safra de alunos conta com um grupo multidisciplinar, das diversas áreas da engenharia.

 

Os alunos contemplados serão guiados através de 4 pilares principais:

- Autoconhecimento e planejamento de carreira: os alunos passarão por workshops de autoconhecimento, para identificar seus pontos fortes e fracos, e avaliar como alavancar suas competências em seu ingresso no mercado de trabalho. Adicionalmente, haverá uma sessão de planejamento de carreira e de apresentação dos setores com oportunidades para engenheiros.

- Desenvolvimento de competências e preparação para o mercado de trabalho: os alunos passarão por uma série de treinamentos que irão abordar desde “hard skills” essenciais como: técnicas de resolução de problemas, estratégia e finanças corporativas; até “soft skills” como: técnicas de apresentação, comunicação e liderança. Adicionalmente, o Programa de Carreira contará com uma sessão de preparação para dinâmicas de grupo e entrevistas.

- Experiência profissional: na etapa final, os alunos terão a oportunidade de participar de um estágio de férias em algumas das maiores empresas do Brasil, com o objetivo de executar um projeto desafiador para a companhia e com o acompanhamento de um gestor.

- Mentoria e networking: ao longo do programa, os alunos serão mentorados por um politécnico. O objetivo da mentoria é ajudar o aluno no processo de preparação para o mercado de trabalho. O mentor irá compartilhar aprendizados sobre os desafios encontrados no ambiente profissional e ajudar o aluno a conhecer os setores com oportunidades profissionais para engenheiros.

O Programa de Carreira é o embrião da criação de um escritório de carreira (CDO – Career Development Office)  na Escola Politécnica, que terá a missão de complementar o desenvolvimento dos alunos, facilitando a inserção no mercado de trabalho, assim como já existe nas melhores universidades do mundo,como Harvard, MIT, entre outras.

No dia 21 de agosto, acontecerá a abertura do programa na Poli, com diversos professores, associados e patrocinadores do programa. O evento contará também com a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP, marcando a comemoração dos 124 anos da nossa querida Escola.

Para mais informações acesse:

http://programadecarreiradapoli.com.br/






Amigos da Poli | Todos os direitos reservados. Produzido pela Ultrahaus.com