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Projeto LabMove transforma o ensino de Engenharia na Poli-USP com apoio do Amigos da Poli

  • rodrigokamimura5
  • 28 de out.
  • 2 min de leitura

Publicado em 28 de outubro de 2025 • Leitura: 2 minutos

Índice

Com o apoio do Amigos da Poli, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) implementou o Projeto LabMove – Laboratório em Movimento, uma iniciativa inovadora que está transformando o ensino de Segurança e Saúde Ocupacional nos cursos de Engenharia de Minas e de Petróleo.

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Coordenado pela Profª. Dra. Anna Luiza Marques Ayres da Silva, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo (PMI), o projeto foi desenvolvido no Laboratório de Controle Ambiental, Higiene e Segurança na Mineração (LACASEMIN) e aplicado durante a disciplina PMI3209 – Higiene Ocupacional.

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Aprendizagem ativa e impacto mensurável

A proposta substitui as aulas tradicionais por uma metodologia de aprendizagem ativa, em que os alunos percorrem estações temáticas rotativas que simulam condições reais de trabalho. Em cada estação — dedicada a temas como ruído, calor, gases, iluminação e vibração — os estudantes utilizam equipamentos de medição e aplicam normas técnicas de segurança, desenvolvendo autonomia, pensamento crítico e responsabilidade socioambiental.

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Os resultados da primeira fase, concluída no primeiro semestre de 2025, comprovam o sucesso da iniciativa:

  • Aumento de 15,4% nas médias dos relatórios técnicos e de 6,6% na nota final da disciplina;

  • Índice de presença de 96,7% nas aulas práticas;

  • Maior engajamento e motivação dos alunos, segundo os questionários aplicados.

O projeto também modernizou a infraestrutura do laboratório, permitindo sua utilização ampliada em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

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Reconhecimento nacional e internacional

O LabMove já conquistou visibilidade dentro e fora da USP. A iniciativa foi apresentada na Feira USP e as Profissões, no 10º Congresso de Graduação da USP e no 35th Annual General Meeting & Conference da Society of Mining Professors (SOMP 2025), realizado na Alemanha, onde despertou grande interesse entre educadores e pesquisadores da área.

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Além disso, o projeto foi tema de artigo publicado em periódico acadêmico de classificação Qualis A2, ampliando sua divulgação na comunidade científica.

Próximos passos

Com base nos feedbacks dos alunos, a equipe já prepara a próxima edição do LabMove, prevista para 2026, que incluirá uma nova estação prática dedicada à avaliação de poeiras minerais — um tema essencial para o setor de mineração.

Segundo a professora Anna Luiza Ayres, “o LabMove representa uma mudança de paradigma no ensino de engenharia, unindo teoria e prática em experiências reais que formam profissionais mais éticos, conscientes e preparados para os desafios da indústria”.

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A primeira fase do LabMove demonstra como a integração entre inovação pedagógica, apoio institucional e parcerias estratégicas — como a do Amigos da Poli — pode gerar transformações concretas e duradouras no ensino de engenharia no Brasil.

 
 
 

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