• Próteses e órteses de baixo custo

  • Próteses e órteses de baixo custo

  • Próteses e órteses de baixo custo

  • Próteses e órteses de baixo custo



Nas disciplinas PMR2331-Projeto de Mecanismos, e PMR2430-Mecanismos para Automação, os alunos são solicitados para projetarem e construírem mecanismos que realizam uma tarefa pré-definida. A compra e disponibilização das impressoras 3D, por si só, já permite que os alunos possam inovar na hora de projetar os mecanismos, melhorando, desta forma, a formação dos nossos engenheiros.

Além disso, este projeto propõe que os alunos desenvolvam mecanismos a serem utilizados em próteses e órteses para pacientes com deficiências motoras, com isso, espera-se que os alunos fiquem sensibilizados com os problemas reais da nossa sociedade, estimulando-os a trabalharem para construir um mundo melhor. Ao mesmo tempo estará introduzindo a interdisciplinalidade nas disciplinas já oferecidas, uma vez que os alunos trabalharão não apenas com engenharia, mas precisam aplicar os conceitos de engenharia numa área médica.

As impressoras 3D adquiridas serão utilizadas para a fabricação destas próteses e órteses, e kits de arduínos serão adquiridos também para o controle dos mecanismos. Pretende-se ainda expor os protótipos desenvolvidos na Reatech: Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, um evento anual voltado a soluções para pessoas com deficiências. Dependendo da qualidade e da originalidade dos mecanismos projetados pelos alunos, existe também a possibilidade futura de pesquisa para publicação em jornais ou revistas científicas, e também da apresentação de trabalhos em congressos científicos.



Amigos da Poli | Todos os direitos reservados. Produzido pela Ultrahaus.com