Sistema de gestão de energia elétrica predial
Vivemos um contexto em que a energia elétrica é tratada de forma extremamente estratégica pelo governo e que o debate sobre as tarifas, seus efeitos sobre inflação e superávit primário são amplamente discutidos pela mídia brasileira. Neste quadro, o projeto de gestão de energia elétrica predial aponta soluções tecnológicas vantajosas aos próprios consumidores finais de energia, dentro de suas residências.
Hoje se fala muito em casas inteligentes, fontes renováveis de energia e otimização do uso de energia, principalmente a energia elétrica. O governo brasileiro através da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) toma medidas para o incentivo da geração distribuída de energia e para diminuir o consumo de energia durante o horário de ponta residencial (horário com maior consumo). A primeira medida permite que consumidores de média e baixa tensão conectem seus geradores a rede, permitindo que seja abatida de sua conta de energia a quantidade de energia gerada na residência. A segunda medida visa desestimular o consumo no horário de ponta através de cobrança de diferentes valores para a energia durante o dia.
O foco do projeto é ajudar o consumidor leigo ou profissional da área nestas mudanças. Ajudá-los a escolher o melhor enquadramento tarifário, o melhor custo benefício, ajudar na instalação dos sistemas de geração de energia e fornecer ao usuário formas de conhecer o comportamento e uso da energia elétrica em sua residência.
Além disto, permite que o usuário também programe o funcionamento de suas cargas, evitando assim o consumo em horários não desejados e consumo de aparelhos em stand-by.
Amigos da Poli | Todos os direitos reservados. Produzido pela Ultrahaus.com